segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Elemento Surpresa.



Olá.
Uma vez fui comprar alguns salgadinhos em um supermercado, e ao lado deles tinha um pequeno fardo com três unidades do mesmo salgado. Se não me falha a memória, custava R$2,50(Dois reais e cinqüenta centavos). O que eu ia comprar antes era o mesmo salgado, só que era avulso. O preço unitário era R$0,60(Sessenta centavos).
Ao me deparar com essa situação, perguntei ao caixa se não estava errado, pois pagaria R$1,80(Um real e oitenta centavos), por três unidades avulsas, e no fardo fechado com a mesma quantidade, sairia por 2,50(Dois reais e cinqüenta centavos).
Então como eu compraria seis unidades, o preço avulso sairia R$3,60 e no fardo pagaria R$5,00 reais, com a mesma quantidade.
O caixa falou que estava certo. Que o preço era esse mesmo.
O diáaalogooo:
- Mas que vantagem alguém teria com isso.
- A empresa não joga para perder. Deve ser assim mesmo.
Aí, chamou o supervisor responsável que lá chegando ouviu os fatos e concluiu com seu intuitivo chutômetro aloprado:
- É assim mesmo. É mais caro por causa da embalagem.
- A embalagem? Como assim?
- Possuindo uma embalagem a mais para colocar os três pacotes de salgado dentro, fica mais caro. Por causa do Material
- Você está falando sério?
- Sim. É isso mesmo. São jogadas de marketing!
Eu logo pensei comigo mesmo: “Nooooossaaa, que maionese braba”.
Diante de todas convergências fatoriais e matemáticas, mais uma vez conferi a marca, a quantidade de gramas, sabores e etc. Sendo assim, constatei que era realmente o mesmo salgado. Aí, tive mais certeza ainda da viagem dos dois paladinos “Olivetos” comercias.
Tendo todos os fatos declarados e esclarecidos, finalizei minha compra:
- Tudo bem!
- Vou levar sete!
- Sete.
- Avulsos.
- Esse marketing me atingiu mais.
- Acho que foi subliminar.
Olharam para minha cara e um deles disse:
- Como assim subliminar?
Aí falei para esquecerem aquilo e devolvi os dois fardos encantados e marketados. Mas não antes de dizer mais uma coisa:
- O troco dos cinco reais que lhe dei, pode me dar de chicletes.
Confesso que saí dali com uma dúvida cruel.
Será que tinha um bonequinho surpresa dentro daquele fardo?
...Nunca vou saber.
Aquela resposta não podia ser uma viagem coletiva de todos na loja, devia ter um elemento surpresa....Ah devia...
Alguns brindes.
Como bonequinhos de chumbos, dadinhos e etc.
Só pode.