segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Por trás das Grades

A Aí!Há Muito tempo não venho aqui. Fazer o que.
Em uma semana dessas que se passou, logo pela manhã, quando fui abrir o famoso site de busca da “Google”, percebi na parte superior do “Browser”, um desenho de código de barras, reparei bem na figura simples e diferente do que costumava a ver naquele local, o que me levou a ficar muito curioso e pensar no que poderia significar aquilo, o que poderia ter por trás daquelas linhas;
Os administradores dessa empresa sempre colocam desenhos temáticos neste local, ou algo que se refere a alguma data comemorativa ou coisa parecida, o importante, é que sempre mudam este logo acima do campo da busca, cada semana ou mês, é um tema diferente. Porém, este desenho especialmente, chamou muito minha atenção, era apenas um código de barras livre e solto no fundo branco da página, sendo assim, logo comecei a ficar mais curioso ainda, e queria entender o que aquele código queria dizer.
Qual segredo ele tinha por trás daquela máscara “Barcodítica”?
Comecei imaginar em como a empresa era inovadora, sempre usando e abusando de ações inusitadas e diferentes no mercado corporativo e comercial, aí, veio-me a luz:

Poderia ser uma promoção! E quem descobrisse o segredo primeiro e chegasse a desvendar a charada, ganharia um bom premio!

Por algum momento, comecei a desacreditar nessa idéia um pouco, pensando ser mais alguma coisa mirabolante do meu super-frutífero cérebro criativo, só que o tempo foi passando, minha mente trabalhando, e não agüentei ficar no anonimato, aquilo começou me incomodar novamente e tive que tomar uma medida drástica.
Comecei uma busca rápida pela internet para tentar descobrir o que era; uma pesquisa básica em busca de um tesouro no elo perdido, mas nada de descobertas, até eu lembrar de algo muito sábio; imprimir o código de barras e passar na leitora digital da empresa. Frustradamente, não obtive o sucesso desejado, ela não captou o código e fiquei sem a resultante dos catetos. Porém, outra idéia me veio à cabeça, lembrei de um cemitério tecnológico no trabalho, é em um momento único e vampiresco, vi claramente em minha memória fotográfica, uma caneta ótica jogada bem no canto da sala; suja, encardida, praticamente uma anciã eletrônica. Busquei a peça, instalei no meu computador, peguei a folha que havia imprimido o código, e fiquei ali me questionado se ela conseguiria captar aquilo e traduzir o código sem mais delongas. Continuei imaginando se apareceria um número de telefone, ou uma dica para outro caminho do premio, e fui viajando nesta linha de raciocínio.
Mas você deve estar pensando:
Que idiota, pensando que ia ganhar algo, ou descobrir alguma coisa naquelas barrinhas eletrônicas.
O mundo e para as pessoas que arriscam meu caro amigo (a).
Dessa vez a vitória foi minha. Banzaiiii.
Vou relatar o que aconteceu. Veja o que estava por trás do código e qual foi o resultado das “Combinações binárias barcodianas”.

Quando passei o leitor ótico pelo código de barras, ele logo apitou:

Piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

E a resultante logo apareceu em letras legíveis e bem visíveis. Veja abaixo:
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Google
Isso mesmo, escreveu google apenas, não acredita, imprima o código de barras acima, e passe um leitor óptico para ver o que aparece no Word, faça o teste.
Anh, o premio?! Éhhhhh....

Puaatzaaaaaaaa.