quinta-feira, 16 de abril de 2009

Honrando o ócio

Mês passado, estava eu distraído observando alguns documentos, e ao mesmo tempo degustava uma bala de creme, quando percebi alguns fatores interessantes.
A bala era uma dessas com a embalagem marrom com escrito de “Luxo”, aí logo pensei:
O que faz essa bala ser de luxo?
Peguei o plástico, li, reli, virei, desvirei, analisei e nada de anormal foi encontrado. Coletei outra bala da mesma marca, porém não era de luxo, e fiz uma comparação sistemática chegando a seguinte conclusão:
A bala não tinha praticamente nada de diferente da luxuosa, a não ser a cor da embalagem. Continuei não entendendo nada, sendo assim, na minha opinião, deveria está escrito na embalagem assim:
Embalagem com escrito luxo.
Será que a cor marrom é algo de requinte e bom gosto, o que a torna de luxo? Ou essa cor no plástico, dá um aspecto amadeirado na embalagem, que simula o luxo? Como um painel de uma Mercedes, Bmw, por exemplo. Também, pense bem!
Bala de luxo!? Que meleca é essa? Suíte de motel? Será que ela vem com hidromassagem e sauna? Só pode.
Outra coisa. Reparei um débito no contra-cheque, de IRRF (Imposto de renda, retido na fonte), aí fiquei pensando, a grosso modo é claro;
Se o imposto é retido na fonte, e foi a empresa que pagou o salário, não deveria ser cobrado da empresa? A fonte é eeeeela!!
O melhor estar por vir.
Constantemente me deparo com propagandas impressas de diversas instituições, constando telefones adicionais com a seguinte descrição:
Atendimento telefônico para deficientes auditivos.
Confesso que sempre fiquei muito curioso para ligar neste número, e achava muito engraçado este tipo de serviço, afinal de contas, se o cara é deficiente auditivo, o que ele vai ouvir? Tudo bem que tem gente que ouve pouco, que até me levou a imaginar alguém do outro lado da linha berrando no telefone;
Oolhhaaaaaaaa, você está com sallllllllllllllldoooo negatiiiiivoooo!!!! Nãoooo senhor, sallllllllllllldo negaaativoooooooooooo; não sou vingativooooo senhor, Disse; Negataatiiiivooooo!!
Mas ainda assim, continuei a achar muito estranho.
Certo dia, com uma simples ligação, pensando eu que encerraria minha curiosidade. Deu no que deu. Veio a mensagem com aquela voz melosa dizendo:
Prezaaado clieeentee, este número é apenas para deficieeeentes auditiiiiivos, favor ligaaar no número tal tal tal...
Caracas, tecnologia de primeiro mundo, de cara já sabiam que eu escutava bem e me mandaram para outro telefone; Realmente, o número é só para surdos, só eles são capazes de entender o sinal que vem logo após a mensagem. Se eu fosse surdo, ouviria. Mas sou persistente, liguei novamente fingindo ser surdo; mais uma vez aquela mensagem pra ligar em outro número, e o pior, continuei não ouvindo nada; Deve ser porque não sou surdo.
Acho que se eu fosse surdo de verdade teria ouvido.